Professor de História e de História da Arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Cogeae, desde 2015) e de Arte Clássica no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Cientista político e especialista em história da arte e da literatura. Realizou pós-doutorado em História (PUC-SP/Capes). É doutor em Ciências Sociais (Unesp/Fapesp) com tese sobre o filósofo György Lukács. Foi revisor técnico e apresentador do livro de István Mészáros, A revolta dos intelectuais na Hungria (Boitempo, 2018). Também é bacharel, licenciado e mestre em Ciências Sociais, cuja dissertação, premiada, gerou um livro pela Editora Unesp. Docente há mais de vinte anos, foi professor do Centro Universitário Fundação Santo André (2011-2012); é vice-líder do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (CNPq), e integra o conselho científico de diversos periódicos.
Cursos
REMBRANDT E A CRISE DO MERCADO HOLANDÊS
Por: R$199,00
Aguardando novas turmas
Em três encontros de duas horas cada, o curso aborda a história da pintura holandesa do século 17, conhecida como a Era de Ouro, com relevo especial na trajetória de Rembrandt van Rijn (1606-1669) e no surgimento do mercado de arte – característica que resulta na depauperação do ofício do pintor. No mercado de arte holandês temos a figura do marchand, fundamental para mediar a nova relação entre os pintores e as comissões artísticas. Um dos resultados deste processo é a impessoalidade da pintura: a arte passa a ser como mais um móvel ou item colecionável. Como consequência da dificuldade de atribuição de autoria sobre uma pintura, um mercado de obras de arte falsificadas inunda o mundo holandês, causando atribuições equivocadas. Diante de uma dificuldade em atribuir autoria no momento coetâneo à produção das pinturas devido a um mercado bastante agressivo, Van Meegeren, no século 20, se aproveita desta situação, ocasionando uma célebre falsificação de Vermeer durante o nazismo.
VELÁZQUEZ E O REALISMO ESPANHOL
R$119,00
Aguardando novas turmas
O curso, dividido em dois encontros de duas horas cada, aborda a história da pintura espanhola seiscentista através do itinerário pictórico de Diego Velázquez (1599-1660), alicerçado na historiografia de primeira-mão de Antonio Palomino e na fortuna crítica do pintor, dando relevo aos seus retratos mais importantes, como Juan de Pareja; Inocêncio X; A Família de Filipe IV; Filipe, o Próspero; e Sebastian de Morra. Abordará a dimensão original da retratística de Diego Velázquez, incluindo uma reflexão inovadora sobre como o pintor espanhol operou uma transgressão dos modelos clássicos e mitológicos em suas pinturas.
DOM QUIXOTE E FAUSTO: DOIS MITOS MODERNOS DA INDIVIDUALIDADE
R$119,00
Aguardando novas turmas
Dividido em dois encontros de duas horas cada, este curso de literatura clássica trata de dois grandes mitos modernos da individualidade, fazendo uma análise inovadora: de um lado, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (1547-1616); de outro, Fausto, uma história inspirada num médico histórico, que teve seu ápice com Goethe (1749-1832). Ambas as histórias tratam de um mito de um individualismo moderno em que seus protagonistas ao mesmo tempo se destacam e conflitam com o mundo moderno em seu nascimento. Dom Quixote, um personagem que reivindica um papel de herói de uma coletividade que colapsa e o torna um retrógrado reivindicador da moral da cavalaria, representa um senso de alienação típico do início da modernidade. Fausto, por sua vez, da consubstanciação do mito histórico por Spies, em 1587, passando por Marlowe, Widman e Lessing, e chegando em Goethe, no fim do século 18, trata de um personagem que transita no mundo da modernidade: ele se inicia como um contraexemplo de religiosidade e moralidade, no mito do pactuário demoníaco mefistofélico, mas se transforma, no Iluminismo, no bastião da razão, chegando a levar às últimas consequências o desejo da redenção do gênero humano.
O RENASCIMENTO IDÍLICO DE BOSCH
R$119,00
Aguardando novas turmas
O curso aborda em quatro horas a pintura e a época de Hieronymus Bosch (c.1450-1516), um artista cuja atribuição precisa de pinturas não chega a trinta, mas que, sem dúvida alguma, percorre o imaginário coletivo até os dias de hoje graças às suas visões fantásticas e idílicas. A biografia, bastante incerta, de Bosch é analisada à luz de documentos sufragados pela história. Ao final, uma aula especial sobre a sua obra mais célebre, O Jardim das Delícias Terrenas.
HISTÓRIA DA ARTE: UMA SÍNTESE DA INDIVIDUAÇÃO NA MODERNIDADE (1300-1800)
De: R$989,00
Por: R$649,00 até 12/02/2025
Início: 12/03/2025
O curso percorre a longa jornada da individuação na história da arte na modernidade, particularmente no mundo europeu dos séculos 14 ao início do século 19. Alicerçado em ampla base historiográfica, este curso tem uma abordagem original, e estabelece uma relação entre o naturalismo na história da pintura e o processo de individualidade burguesa adentrando as guildas de pintores a partir do século 15. Este processo também é analisado, em partes, na literatura e na filosofia. O curso avança pela história do Renascimento, do Barroco, do Neoclassicismo e do Romantismo, envolvendo os grandes pintores e uma profícua explicação dos movimentos artísticos. Ao se inscrever, o aluno receberá um material de apoio com um roteiro do curso, bem como uma completa indicação bibliográfica que atende do Mundo Antigo ao Mundo Moderno. As aulas são síncronas e permite interação entre alunos e professor. Este curso fornece certificado de extensão universitária.
CARAVAGGIO: DA VIDA MARGINAL À MORTE ENIGMÁTICA
CURSO GRATUITO
CADASTRE-SE PARA ASSISTIR
Em um encontro de duas horas, o curso aborda a história da pintura barroca de Michelangelo Merisi, dito Caravaggio (1571-1610), alicerçado na historiografia de primeira-mão, que se baseia nas biografias escritas por Baglione, por Bellori e por Mancini. Aqui se revela uma biografia bastante incerta e controversa, diante da qual o professor realiza uma análise baseada na história do mundo barroco e nas fontes documentais recentemente descobertas. Assim é possível aproximar a realidade histórica de Caravaggio, percorrendo da sua vida errática, que inclui duelos e assassinato, à sua morte bastante misteriosa.