Psicanalista, graduada em psicologia pelo IP-USP. Mestranda em Letras/FFLCH-USP, na linha de pesquisa Laboratórios de Criação. Pós-graduada em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz. Autora dos livros de contos “Sol a Pino” (Editora Caravana, 2022) e “O dia em que a noite chegou mais cedo” (Editora Libertinagem, 2023); e organizadora do livro de ensaios “Misoginia e Psicanálise” (Editora Larvatus Prodeo, 2022), com o Grupo de Estudos e Trabalho em Psicanálise e Feminismo, do qual foi integrante e fundadora.
Cursos
MISOGINIA E PSICANÁLISE: ENTREVISTA COM O GRUPO DE ESTUDOS E TRABALHO EM PSICANÁLISE E FEMINISMO
GRATUITO
CADASTRE-SE PARA ASSISTIR
Este grupo, composto por sete mulheres, surgiu em 2015 e desenvolveu um trabalho de pesquisa, reflexão e ação até 2022, quando publicou o livro “Misoginia e Psicanálise”. Está coletânea reuniu artigos das palestrantes do ciclo de debates de mesmo nome, que ocorreu em 2017. O evento foi disparado pelo chamado à greve internacional de mulheres, convocada para o 8 de março daquele ano. As integrantes do grupo convidaram a comunidade psicanalítica por onde circulavam a refletir sobre o chamado.
Na roda de conversa, abordaremos essa experiência, a trajetória do grupo e os singulares destinos que as pesquisadoras deram ao percurso em comum que trilharam. Compartilharemos inquietações clínicas, políticas, institucionais e teóricas que levaram à proposição do grupo e do livro.
FREUD E O FEMININO (Série Freud Livro a Livro. Vol. 1)
R$199,00
Início: 26/11/2024
Dentro de um projeto ambicioso e de longo prazo, de abordar a obra de Freud em seu conjunto, livro a livro, este curso abordará o primeiro passo desta jornada: a análise de cinco textos relevantes de Freud sobre a temática do feminino.
Levantaremos a importância da leitura do legado do psicanalista original e construiremos um espaço que ofereça condições para essa travessia. Começamos com cinco artigos simples e instigantes, reconhecendo a centralidade dos estudos sobre a mulher e o feminino na edificação dessa disciplina que nasceu com o século XX. Freud nunca deixou de levantar essa questão e tampouco se propôs a pôr nela um fim, “Se quiserem saber mais sobre a feminilidade, então perguntem às suas próprias experiências de vida, ou voltem-se aos poetas” (Freud, 1933). Mais ainda, suas elaborações foram tomadas por um século de produção humana, tornando-se objeto de análise e fundamentando polêmicas diversas. Os textos que leremos são fonte de máximas que sustentaram controvérsias, sendo o autor acusado de misoginia por frases retiradas dos artigos selecionados. Os participantes do curso são convidados a ingressar nessa tradição de discussão, provocados a ler com rigor e desenvolver um pensamento próprio.